As melhores carnes para churrasco

As melhores carnes para churrasco

O final de semana está chegando e não pode faltar o tradicional churrasco. Mas, você sabe qual a melhor carne a ser utilizada no preparo do prato típico do Rio Grande do Sul? Conheça, hoje, um pouco mais sobre dois cortes e faça a sua escolha. 

ALCATRA – Fica na parte traseira do boi junto ao dorso, e é um dos cortes mais nobres e saborosos para churrasco. A chamada alcatra inteira compreende a picanha, a maminha e o miolo da alcatra (de onde vem o baby beef. A parte de dentro, chamada coração da alcatra, é um excelente pedaço para churrasco. A alcatra deve ser de preferência preparada na grelha e assa rapidamente, ficando pronta em 15 a 20 minutos. Se for utilizar o espeto, corte a alcatra em fatias de 8 a 10 cm. de comprimento ou então em pequenos cubos. Evite cortes finos, porque a carne resseca com facilidade.

PICANHA – Tem formato triangular e capa de gordura que a cobre por inteiro, e que não deve ser retirada para assar, pois alterará seu sabor e suculência. A picanha é uma carne que varia entre 1kg e 1,3kg. Preste atenção se alguém tentar lhe vender uma picanha que tenha mais de 1,3 kg: peças maiores incluem um pedaço de coxão duro. Se a parte de baixo ainda estiver com ´nervura´ ou ´pele´ prateada, retire-a antes de salgar e levar a carne ao fogo. Para assar a picanha em um espeto, corte em fatias grossas, com cerca de quatro dedos de distância entre os cortes. Para preparar picanha na grelha, corte-a em pedaços grossos, para deixá-la mal passada em seu interior, pois a picanha endurece um pouco se passar do ponto certo. Deve ser servida ao ponto ou mal passada.

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.