Nutrientes para o cérebro encontrados apenas em carnes e ovos

Nutrientes para o cérebro encontrados apenas em carnes e ovos

O cérebro humano é o órgão que consome, de longe, a maior parte da energia do corpo, em comparação com o seu peso. O cérebro tem apenas cerca de 2% do peso corporal, mas utiliza 20% da energia do metabolismo. Este órgão tem evoluído ao longo de milhões de anos. Durante este tempo, os seres humanos têm sido onívoros. Nós comemos alimentos de origem vegetal e animal. Há muitos nutrientes nesses alimentos que são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do cérebro.

A não ser que cuidados apropriados sejam tomados para suplementação nutricional, os Veganos (pessoas que por razões éticas, relacionadas ao respeito aos direitos animais, prescindem do uso de qualquer produto de origem animal na sua vida cotidiana) e aqueles que evitam alimentos de origem animal podem ser levados à uma deficiência em algumas dessas importantes substâncias. Abaixo estão relacionados três nutrientes que são muito importantes para o cérebro e só encontrados em alimentos de origem animal.

Vitamina B12

A vitamina mais conhecida que o corpo não pode produzir e só pode ser obtida a partir de alimentos de origem animal, é a vitamina B12. Ela é uma vitamina solúvel em água que está envolvida nas funções de todas as células do corpo. Está fortemente envolvida na formação do sangue e nas funções do cérebro. Sua deficiência geralmente resulta em anemia, funções do cérebro prejudicadas, sintomas de distúrbios mentais e um cérebro menor. Existem também evidências ligando a deficiência de vitamina B12 à doença de Alzheimer, que é a causa mais comum de demência nos países Ocidentais. As únicas boas fontes alimentares de vitamina B12 são os alimentos de origem animal como carnes e ovos. A deficiência em vitamina B12 pode causar danos irreversíveis ao cérebro. Se os seus níveis forem apenas ligeiramente menores do que deveriam ser, podem surgir sintomas como falta de memória, depressão e fadiga.

Creatina

Quem é atleta, ginasta ou faz musculação conhece a creatina. É o suplemento de construção muscular mais popular do mundo. Estudos científicos mostram consistentemente que a suplementação de creatina pode aumentar a massa e força muscular. A maneira como a creatina funciona é que ela constitui uma reserva de energia, que é capaz de reciclar mais rapidamente o ATP nas nossas células. ATP é a “moeda energética” das células, formada a partir da energia dos alimentos e da gordura corporal. Durante os treinos, que consomem muita energia em um curto espaço de tempo, a creatina nos dá mais força por mais tempo. Creatina não é realmente um nutriente essencial, porque o fígado pode produzi-la a partir de outros aminoácidos. No entanto, este processo de conversão parece ser pouco eficiente. Cerca de 95% da creatina do organismo é armazenada no músculo esquelético. No entanto, a creatina também está concentrada no cérebro. Da mesma forma que os nossos músculos precisam de energia para fazer o trabalho, o nosso cérebro precisa de energia para fazer várias atividades, como pensar, por exemplo.

Carnosina

O prefixo Carno é o termo em latim para a carne, como Carní-voro (comedor de carne). É estritamente encontrada em tecidos animais, o que significa que veganos e vegetarianos não a obtém suficientemente, a partir da dieta. A carnosina é altamente concentrada tanto em tecido muscular quanto cerebral. Esta substância é altamente protetora contra vários processos degenerativos no corpo. É um antioxidante potente, inibe a glicação causada pela concentração elevada de açúcar no sangue e pode impedir a reticulação de proteínas. Por esta razão, a Carnosina tornou-se muito popular como um suplemento anti-envelhecimento. Os níveis de carnosina são significativamente menores nos pacientes com várias desordens do cérebro, incluindo mal de Parkinson e Alzheimer – as duas doenças neurodegenerativas mais comuns.

No século 21, as pessoas podem sobreviver e funcionar sem alimentos de origem animal, se elas não se esquecerem de complementar a dieta com nutrientes essenciais. Antes da era da suplementação, a remoção completa de alimentos de origem animal teria levado a uma morte lenta e dolorosa, devido à deficiência de vitamina B12.

Fonte: http://authoritynutrition.com/5-brain-nutrients-in-meat-fish-eggs/

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.